Featured Posts
Recent Posts
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square

Campinas terá Plataforma virtual de testagem para o HIV


O combate á Aids na Região Metropolitana de Campinas – RMC, passará, a partir do próximo semestre, a contar com mais agilidade para detecção da doença.


A OSCIP Terra das Andorinhas, instituição de referencia no combate e trato das DST, HIV/Aids e Hepatites Virais, por meio do projeto “Viva Melhor – Faça o Teste do HIV/Aids”, disponibilizará uma inovadora plataforma virtual que promoverá a autotestagem, com objetivo principal de ampliar o diagnóstico precoce do HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção por meio do teste de fluido oral. O teste oral é validado para o uso no Brasil. É rápido, confiável, confidencial e sua execução é muito simples. A plataforma ainda não tem data exata para ser lançada, mas a previsão é para setembro deste ano.


Através da introdução da plataforma web, o público foco do projeto poderá calcular o seu risco de contrair HIV e passa a contar com mais opções de acesso ao teste anti-HIV, como recebimento do kit em casa e um mapa interativo onde mostra o lugar de testagem mais próximo da residência do usuário. Também terão acesso a informações pertinentes a prevenção, a AIDS, aos direitos humanos dos portadores do vírus de Aids, vídeos/palestras online, entrevistas e outros.


Em caso de resultado positivo, os participantes serão encaminhados para confirmação do diagnóstico da infecção nas unidades básicas de saúde ou centros de referencia municipal. Confirmado, eles serão vinculados aos serviços de saúde para facilitar o início do tratamento nas unidades básicas do seu município.


A Plataforma segue e amplia o exemplo de projeto criado em 2.014 na cidade de Curitiba/PR e que tem alcançado mensuráveis resultados qualitativos e quantitativos.


JARDINEIRA DA SAÚDE


Além da plataforma virtual, o projeto ainda faz uso de outras abordagens inovadoras junto à população alvo, entre elas a testagem rápida móvel, por meio da Jardineira da Saúde (motorhome 1.958, que já é atração da saúde no Estado de São Paulo). O programa terá pontos fixos de atendimento.


O Projeto “Viva Melhor – Faça o Teste do HIV/Aids”, criado pela empresa L A Sustentável Consultoria, recebe o apoio do Ministério da Saúde e da UNESCO. A ação conta ainda com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.


A OSCIP Terra das Andorinhas também lançará em breve a Plataforma virtual de testagem das Hepatites Virais.


SOBRE NÓS

FALE CONOSCO

NOSSA REDE