top of page

Viva Melhor - faça o teste de HIV/aids

 

O projeto viva melhor- faça o teste de HIV/Aids é realizado no município de Campinas/SP. Objetiva sensibilizar, em especial o público-alvo (mais vulneráveis ao risco de infecção pelo HIV), tanto para a importância da realização do teste como para propiciar informações sobre a prevenção, a importância do diagnóstico, o incentivo ao tratamento, estimular a melhor sociabilidade da sociedade em um todo, dos indivíduos que convivem diretamente próximo com o portador do vírus e do portador do vírus e atuar de modo qualitativo e quantitativo no combate ao preconceito.

 

Visite www.vivamelhorfacaotestehiv.org.br/

O PROJETO

Visa-se contribuir para a construção de estratégias de comunicação e educação em saúde junto às populações-chave em seus espaços de sociabilidade, além, de realizar a testagem, encaminhar e acompanhar as pessoas vivendo com HIV/aids aos serviços públicos de Saúde – SUS e /ou aos centros de referência, orientar e incentivar a adesão ao tratamento e realizar acompanhamento que contribua com esses serviços;

 

 

OBJETIVO:

Ampliar a testagem voluntária e oportuna do HIV por meio do teste rápido por amostra de fluido oral junto a populações-chave;

 

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO PRIORITÁRIAS:

1. Prevenção e Promoção da Saúde (orientações, disponibilização de preservativos, palestras, capacitações em saúde, realização de teste rápido, etc.);

 

2.  Promoção de direitos (cidadania, discriminação, jurídicos, etc.);

 

3.  Realização de eventos.

 

JARDINEIRA DA SAÚDE:

 

O PROJETO VIVA MELHOR – FAÇA O TESTE DE HIV/AIDS faz uso de abordagens inovadoras junto à população alvo, entre elas a testagem rápida móvel em uma jardineira 1.958 (veículo restaurado e adaptado em uma “casa sobre rodas”, com quarto, banheiro, sala, copa e cozinha, que hoje circula com suspensão a ar nas quatro rodas e motor americano Detroit.).

 

A iniciativa visa chamar a atenção do público alvo e incentivar maior número de indivíduos a realizar o teste de HIV; A Motorhome estará presente nas Campanhas mensais do projeto na Praça Bento Quirino.

 

PLATAFORMA VIRTUAL:

A Plataforma Virtual (página na internet) permite a realização de atividades socioeducativas, a divulgação e motivação para a realização da testagem, com o objetivo principal de ampliar o diagnóstico precoce do HIV entre a população-alvo (mais vulneráveis ao risco de infecção pelo HIV), e assim ampliar a eficácia da prevenção e do tratamento.

 

Possibilita também a comunicação entre o projeto e o público alvo, uma vez que através dela é possível divulgar todas as atividades do projeto e orientar a público alvo quanto aos locais e datas para a realização gratuita da testagem. É um canal direto de comunicação com a equipe do projeto, onde o internauta poderá tirar dúvidas, dar opiniões, participar de pesquisas e interagir diretamente com o projeto.

bottom of page