top of page

JARDINEIRA DA SAÚDE

 

 

A JARDINEIRA DA SAÚDE é uma abordagem inovadora junto à população, na promoção de ações gratuitas de prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, na realização da testagem rápida e na divulgação da importância da vacinação, de forma itinerante, a bordo de uma Motorhome (JARDINEIRA 1.958 - veículo restaurado e adaptado em uma “casa sobre rodas”, com quarto, banheiro, sala, copa e cozinha, que hoje circula com suspensão a ar nas quatro rodas e motor americano Detroit.).

 

A iniciativa visa chamar a atenção do público alvo e incentivar maior número de indivíduos a realizar os testes rápidos de diagnósticos das epidemiologias DST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

 

Confira a agenda da JARDINEIRA DA SAÚDE no site www.osciptda.com.br.

 

NAS EMPRESAS

 

A RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL demonstra que, para as empresa manter-se competitiva, o investimento em seus trabalhadores é determinante. Entende que agravos à saúde, podem afetar a sua mão de obra e, portanto seu perfil competitivo.

 

A busca constante por um ambiente de trabalho equilibrado e saudável vai além da questão social, uma vez que o sucesso da empresa também é determinado pela manutenção do padrão de trabalho da equipe. Incentivar e fomentar a qualidade de vida entre os funcionários é também uma das maneiras de se otimizar custos.

 

Pensando nisso, criamos a ação JARDINEIRA DA SAÚDE NA SUA EMPRESA, visando somar com o esforço mundial para a prevenção da epidemia das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, através de ações que dentro e fora do ambiente do trabalho propiciando o resgate de valores esquecidos pelo corre-corre do dia-a-dia, inclusive, incentivando os funcionários a replicar esse conhecimento nos locais que atuam. Estimula as pessoas a mudarem seu estilo de vida, a adotarem hábitos mais saudáveis e a valorizarem a importância da prevenção de doenças. 

 

São realizadas palestra educativa, distribuição de material informativo e da cartilha publicada especialmente para promover o bem-estar dos seus públicos: interno e externo. Propicia o diagnóstico precoce das epidemiologias por meio da realização de testes rápidos de diagnósticos e estimula a vacinação.

 

Implementa um programa educativo face a face visando propiciar efetiva mudança de comportamento dos funcionários e capacitá-los como agentes multiplicadores de informação.

 

HISTÓRIA

 

Resgata no final da década de 70 de um ferro velho, a jardineira 1.958 (veículo adaptado em uma casa sobre rodas) já virou atração turística nos Encontros de Carros Antigos realizados no Estado de São Paulo. – Carlos Fantinati Federici, proprietário e restaurador, não cansa de contar aos visitantes, como transformou o velho e “acabado” veículo em aconchegante residência, com quarto, banheiro, sala, copa e cozinha, que hoje circula com suspensão a ar nas quatro rodas e motor americano Detroit.

 

Nas últimas três décadas, Carlos, junto da esposa, filhos e amigos, tem percorrido as estradas do país a bordo da “Comitiva de Campinas”, nome carinhosamente dado ao veículo - seu sucesso é tanto que até artistas consagrados como Jair Rodrigues, Sérgio Reis, Sula Miranda e as duplas Irmãs Galvão, Tião Carreiro e Pardinho, e outros, já estiveram visitando a tão surpreendente jardineira.

 

De olho na atração, a OSCIP TERRA DAS ANDORINHAS, de Campinas (SP), firmou em 2.012, parceria para desenvolver projetos sociais a bordo da ”Comitiva”. Entre eles, destaca-se o itinerante PROJETO JARDINEIRA DA SAÚDE, que visa fortalecer ações gratuitas de promoção e defesa dos direitos humanos relacionados às doenças epidemiológicas, a prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, estimular a realização de testes de diagnósticos precoce, a vacinação e contribuir para a melhoria da saúde.

 

O cenário negativo das epidemias justifica a importância do Projeto que realiza abordagens comunitárias e atividades educativas de disseminação de informação, realizadas em todo o estado, nos eventos de carros antigos, nas escolas, empresas e locais públicos de grande circulação de pessoas.

 

A década de 80 foi marcada pelo início mundial do número de casos da AIDS, doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV. De lá pra cá está presente em 85% dos municípios brasileiros, continua sem cura e ligada a preconceitos, atingindo mais de 718 mil pessoas – destes, cerca de um em cada quatro, não sabe disso. Leva em média de seis a sete anos para dar sintomas. O diagnóstico precoce seguido de tratamento diminui consideravelmente a agressão de vírus ao corpo.

 

As hepatites virais assola o país, atingindo aproximadamente 3,5 milhões de brasileiros. Estima-se que uma em cada 12 pessoas no mundo são portadores dos vírus das hepatites e não sabe. No Brasil ocorrem cerca de 5.840 óbitos/ano, por conta da insuficiência hepática terminal, provocada pela hepatite “C”. Com o tratamento atual aproximadamente 55% conseguem a cura, evitando a progressão da doença e a necessidade de um transplante.

 

Mesmo sendo grande o número de subnotificações dos agentes etiológicos (tipo de vírus), a procura por testagem e vacinação é baixa. É prática comum das pessoas só procurarem saber se estão com a doença quando já se encontram debilitadas, com infecções instaladas e baixa imunidade. As dificuldades de adesão de indivíduos as ações de prevenção são muitas, principalmente por tabus sobre o tema, medo do preconceito e desinformações.

 

Neste sentido, as ações de prevenção merecem uma reflexão e exige novas posturas. É preciso ampliar a informação e acompanhar a implantação de novas tecnologias.

 

Você que ainda tem muito o que viver, venha fazer parte desta ação, afinal é melhor prevenir do que remediar!

bottom of page